top of page

Recolocação no mercado de trabalho - Dicas da especialista Luciana Muzzi

O Brasil, como sabemos, vive há anos em crise, seja econômica, política, de saúde e todas trazem consigo prejuízo para muitas empresas, gerando falências e cortes, tendo como consequência um alto índice de desemprego. Porém, durante estes momentos, o que as empresas desejam e necessitam são pessoas capazes de suprir sua demanda de forma eficiente, trazendo mais resultados para elas.

Com a pandemia da Covid-19 não foi diferente: milhares de empresas fecharam devido ao “lock-down” e as que estão de pé tiveram e têm que estar sempre evoluindo a maneira de trabalhar seus produtos e serviços, tanto internamente entre sua equipe, quanto externamente com seus clientes, seja consumidores finais ou não.


Agora você deve estar se perguntando: “Ok, Luciana. Mas como eu posso me destacar durante um processo seletivo para ocupação de uma vaga de emprego?”


Agora te darei algumas dicas VALIOSAS que devem ser seguidas não só agora, mas sempre!


Reflita sobre seu passado, presente e futuro profissional

Refletir sobre seu passado profissional é extremamente importante, pois ponderando sobre essa questão, você tem a consciência do que precisa ser mudado, mantido, sobre como deve se comportar diante de certas circunstâncias.

Refletir sobre seu presente profissional é fundamental, pois você refletirá e saberá o que quer, o que precisa, o que pode alcançar e o que deve alcançar. Você precisa realizar esse passo.

E o futuro profissional, o que significa? Significa você ter a consciência de onde quer chegar no mercado de trabalho. Você quer assumir um cargo de liderança daqui uns anos? Quer continuar na mesma função? O que você precisa e quer aprender? Por quanto tempo você planeja continuar na posição em que está? É fundamental pensar em sua evolução. Afinal, quem tem objetivos definidos, foco e determinação, alcança o que deseja. E essa é a próxima dica.


Defina bem as metas e objetivos profissionais.

Definindo metas e objetivos você tem uma noção mais ampla de onde quer chegar e como. Mas por quê é tão importante? Simples: pessoas organizadas e que sabem aonde querem chegar têm mais clareza, foco, determinação e sabem exatamente o que fazer para chegar lá, facilitando seu caminho até o objetivo.


Busque mais conhecimento

Conhecimento nunca é demais. Leia livros técnicos, estude as novas normas ortográficas e de gramática (estão sempre sendo atualizadas), leia reportagens com enfoque na atualidade, faça cursos, treinamentos, participe de palestras, workshops. Atualmente, quase todos os eventos são online, facilitando o acesso e a participação de todos. Mas Luciana, e se eu não tiver dinheiro para participar de todos esses eventos que agregam conhecimento e valor? Existem diversas plataformas na internet que oferecem cursos gratuitos, seja de informática, empreendedorismo, negócios, marketing… a lista é imensa. Basta dar uma pesquisada no Google. Se você deseja saber quais plataformas oferecem esse serviço, entre em contato conosco que ajudaremos você com uma lista.



Estude um novo idioma

Como dito anteriormente, conhecimento NUNCA é demais. Saber mais de um idioma é sempre bem visto no mercado de trabalho, principalmente com o processo da globalização cada vez mais acelerado.


Tenha um currículo atrativo

Tenha um currículo claro e objetivo. Um bom currículo deve ter suas informações importantes: nome completo, idade, contato (número de telefone e e-mail), endereço, estado civil e foto PROFISSIONAL.

Não coloque excesso de informações desnecessárias, a leitura do recrutador fica cansativa, não chamando a atenção que deveria.



Não repasse informações falsas no currículo e/ou na entrevista

Todas as informações de experiência que são colocadas nos currículos são verificadas pelo recrutador. Mentir alguma informação causa uma imagem negativa tanto para o recrutador, quanto para a empresa, diminuindo as chances de ser convocado para uma entrevista por ambos. Nas entrevistas de emprego é comum os candidatos distorcerem informações, buscando passar a melhor visão sobre si para o recrutador, mas lembre-se que o recrutador é um profissional capacitado e treinado para perceber informações falsas ou distorcidas em processos de recrutamento e seleção. As chances de você ser selecionado falando a verdade e não ter uma determinada habilidade são maiores do que se você mentir sobre ela.


Cadastre seu currículo na Internet

De fato, levar o currículo de porta em porta é algo já ultrapassado. Não estou dizendo que você não deve fazer. Sim, você pode fazer, mas os custos com impressão de currículos, deslocamento, além do tempo que você leva são mais altos do que se enviado para empresas através da Internet. Atualmente, a grande maioria das empresas recebem currículos quase que exclusivamente pela Internet, facilitando todo o procedimento tanto para o recrutador quanto para os candidatos, diminuindo custos e tempo para ambos. Resumindo: enviar currículos pela Internet é a melhor opção, seja pela praticidade ou economia.




Envie currículos apenas para sua vaga

É extremamente comum no meu cotidiano durante os serviços de recrutamento e seleção encontrarmos currículos com perfis completamente diferentes ao que foi pedido. Isso, além de gerar uma imagem negativa (a que você está “atirando para tudo quanto é lado”, você estará perdendo tempo. Enquanto você envia seu currículo para uma vaga em que seu perfil não se encaixa, você poderia enviar para uma vaga em que poderia ser aprovado. Fazendo isso, você economiza tempo e expectativa: duas coisas extremamente essenciais.


Envie seu currículo para a gente

Nós, da Motivação Consultoria e Gestão de Pessoas, temos contratos com empresas de diversas áreas em diversas cidades. Deixe seu currículo em nosso banco de currículos. Assim que surgir uma vaga compatível com seu perfil você terá mais chances de ser chamado para uma entrevista.





bottom of page